A Orquestra Sinfônica do Sesc/RS fez a última apresentação, na noite desta sexta-feira (31), da 12ª Jornada Nacional de Literatura, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
Indo da valsa Ondas do Danúbio, de Ivanovich, e a Marcha Solene, de Tchaikovski, até os tangos Caminito e Desde el Alma, de Carlos Garofali, os 52 instrumentistas prenderam a atenção do fiel público da jornada através dos arranjos em nove composições. Balançando a cabeça acompanhando a música dos violinos e outros instrumentos, a professora Telisa Graeff estava emocionada com o espetáculo. “É fantástico. Tenho vontade de sair dançando”. O olhar concentrado dos demais na platéia também garantiu o sucesso da apresentação erudita no palco do Circo da Cultura. Um final estonteante para a movimentação cultural que debateu “A arte da leitura e a leitura da arte”.
Segundo o maestro da orquestra, Leo Fuh, o repertório da noite foi o mesmo que o grupo apresenta em concertos pelo Estado. “Procuramos peças que sejam de fácil entendimento do público”, ressaltou o regente. Ainda de acordo com ele, o concerto se dividiu em duas partes, sendo a primeira mais clássica e a última evidenciado a manifestação popular.