Os cinco dias de intensa programação da 12ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, que encerrou nesta sexta-feira (31), vão deixar saudades para os mais de 200 artistas e escritores nacionais e internacionais e milhares de leitores – crianças e adultos – que participaram da movimentação cultural. No encerramento das atividades, o Circo da Cultura esteve novamente lotado. Autoridades e convidados participaram da sessão solene, precedida por apresentações culturais do Coral da Universidade de Passo Fundo, poesias com Elisa Lucinda e Mário Pirata, desfile de modas e entrega de troféus a colaboradores.
O reitor da UPF, Rui Getúlio Soares, agradeceu a todos os que trabalharam, apoiaram, divulgaram, patrocinaram e participaram da 12ª Jornada Nacional de Literatura. “Durante quatro dias e uma noite inesquecíveis, construímos mais uma etapa na história das Jornadas Literárias promovidas pela UPF e pela Prefeitura Municipal”, afirmou. De acordo com Rui Getúlio Soares, todos puderam perceber e vivenciar a diferença entre um evento e uma movimentação cultural com desdobramentos significativos nas escolas, nas universidades, entre professores e alunos, nas publicações da UPF Editora e na apreciação das exposições. “Retornem às suas cidades na certeza de que foram tocados pelos debates aqui desenvolvidos e estimulados a promover transformações em suas comunidades, na perspectiva de construir um país melhor para todos. Esperamos tê-los conosco em 2009”, salientou.
Emocionada, a coordenadora das Jornadas Literárias, Tânia Rösing, agradeceu. “Foi uma semana abundante, plena de magia e energia. Nós todos colocamos os nossos corações a serviço da arte e por isso tivemos momentos inesquecíveis”, destacou, lembrando que mesmo com os obstáculo que ainda virão, fica a saudade e a certeza de que em 2009, haverá Jornada novamente. Tania encerrou cantando com a platéia “sou leitor brasileiro com muito orgulho no coração”.
O prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, também agradeceu a todos os que viabilizaram a movimentação cultural e os que presenciaram uma interação democrática e transparente entre escritores e leitores. “Em 2009 estaremos novamente promovendo este evento, um exemplo para este país que ainda aplica poucos recursos na educação e cultura”, observou.
Participaram igualmente da sessão de encerramento, o vice-presidente da FUPF, Marco Antônio Schilling; o vice-prefeito Ardibal Corralo; os vice-reitores de Graduação, Eliane Lúcia Colussi; de Extensão e Assuntos Comunitários, Cléa Bernadete Silveira Netto Nunes; e Administrativo, Nelson Germano Beck.
No final, os coordenadores dos debates, Inácio de Loyola Brandão, Júlio Diniz e Alcione Araújo, divulgaram um manifesto em apoio às Jornadas Literárias, que já conta com mais de mil assinaturas.
Mais informações com Ivani Cardoso e Maria Fernanda Rodrigues (Lu Fernandes Escritório de Comunicação) e Maria Joana e Cristiane (assessoria de imprensa da UPF) pelo telefone (54) 3316-8110/8142