Três professoras espanholas integrantes da programação do 6º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio visitaram, na manhã de sexta-feira (31), o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Rui Getúlio Soares. Acompanhadas pela assessora para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, Rosane Zimmermann, Isabel Mociño (Universidade de Santiago de Compostela e Universidade do País Vasco), Pascuala Morote Magan (Universidade de Valência) e Beatriz Osés García (Universidade de Extremadura) comentaram suas participações no contexto da 12ª Jornada Nacional de Literatura e sua admiração pelo evento.
Beatriz se disse ‘em choque’ ao conhecer a movimentação cultural. “É incrível este intercâmbio de informação entre escritores, pesquisadores e leitores, além deste respeito e valorização à criação literária”. O reitor destacou a programação da Jornada e sua importância para a formação de leitores ao longo dos 26 anos de realização. “Temos obtido resultados extraordinários. Um exemplo é a recente pesquisa realizada pelo Ibope indicando Passo Fundo como a cidade onde mais se lê no Brasil, com uma média de 6,5 livros por pessoa, diante da média de 2,3 no país”, informou, destacando a importância da Jornada para este propósito.
Rui Getúlio Soares lembrou que a Espanha é o país que mais mantém convênios de cooperação internacional com a UPF. Ele também destacou o interesse da UPF em ampliar o número de instituições parceiras para proporcionar a acadêmicos e pesquisadores da instituição a oportunidade de passarem temporadas de intercâmbio no exterior.
O Seminário é uma promoção conjunta da UPF e da Universidade de Extremadura e acontece anualmente, uma edição no Brasil – paralelamente à Jornada Nacional de Literatura, e outra na Espanha.