As atividades da 4ª Jornadinha Nacional de Literatura desta quarta-feira, dia 29, contaram com a presença de um dos autores mais esperados pelas crianças que participam da movimentação cultural. O escritor e cartunista Ziraldo Alves Pinto chegou em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, por volta das 9h da manhã, para participar de várias atividades da 12ª Jornada Nacional de Literatura.
Enquanto esperava ser chamado para a conversa com seus leitores, Ziraldo foi assediado pelos fãs que buscavam autógrafos e fotografias do ídolo. Cada vez que seu nome era pronunciado no palco para apresentar sua nova obra.
Ziraldo apresentou sua nova obra, “Menina das Estrelas”, explicando que esse é o seu primeiro livro que fala de meninas. “Este não é o meu último livro, é o último que eu lancei, já tenho outro planejado para o ano que vem. Esta história surgiu numa viagem para Vitória, quando em visita a uma escola fui questionado por uma menina sobre meu livro “Menino da Lua”, em que todos os planetas têm nomes de meninos. Respondi que como eu nasci menino, não entendo muito de meninas. Ao que ela completou dizendo que não era nada disso, e que na verdade era porque os meninos eram os planetas e as meninas as estrelas”, contou.
Participação em outras Jornadas
Ao falar das suas participações nas Jornadas Literárias, ele lembrou do carinho apresentado pelo público. “Estou aqui desde a primeira ou segunda Jornada e faço propaganda dela por todo o Brasil. Não me acostumo nunca com a emoção extraordinária de estar em Passo Fundo”, lembrou, sem deixar de falar da importância da leitura e dos livros citando a invenção da imprensa, que permitiu avanços muito mais rápidos em outras áreas do conhecimento. “Depois da invenção da imprensa, que popularizou os livros, a tecnologia avançou rapidamente. O homem que durante 1,5 mil anos só viveu no chão andando de carroças conseguiu chegar à lua”, completou.
As cerca de 3 mil crianças presentes chamaram a atenção de Ziraldo. “É a coisa mais emocionante ver tantas crianças dentro de uma lona de circo para conversarem com os autores”, disse.
A aluna da Escola de Ensino Médio Bandeirante de Guaporé, RS, Manuele Lanzarin, de sete anos, havia se preparado para este momento de encontro durante as atividades de pré-jornadinha realizadas em sala de aula. “Todos os livros dele são muito bons, gosto bastante do Menino Maluquinho porque ele é bem maluco. O Ziraldo tem a letra bem bonita, vou pegar um autógrafo dele depois”, contou a garota.
Troféu Vasco Prado
Ao receber o Troféu Vasco Prado, homenagem concedida a todos os escritores e autores que participam das Jornadas Literárias, Ziraldo comentou: “É uma honra e uma glória para mim receber essa homenagem. Parabenizo a todos os pais e professores que mobilizam as crianças para estarem aqui. Este é um dos eventos mais importantes da história da literatura brasileira”, concluiu.
As atividades da Jornada e da Jornadinha se estendem até a sexta-feira, dia 31, e são realizadas no Campus I da Universidade de Passo Fundo, em Passo Fundo, RS. As atividades da 4ª Jornadinha Nacional de Literatura são destinadas a crianças e adolescentes. Na quinta-feira, dia 30, recebe alunos de 5ª a 8ª séries e na sexta-feira, dia 31, os estudantes do ensino médio.
Mais informações com Ivani Cardoso e Maria Fernanda Rodrigues (Lu Fernandes Escritório de Comunicação) e Maria Joana e Cristiane (assessoria de imprensa da UPF) pelo telefone (54) 3316-8110/8142