A coordenadora geral e idealizadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo, Tania Rösing, receberá o título da Ordem do Mérito das Educadoras Metodistas. O reconhecimento pelos anos dedicados a promover o desenvolvimento do sistema educacional é uma homenagem da Rede Metodista de Educação do Sul e do Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação (Cogeime). A solenidade de outorga do título será realizada nesta sexta-feira, 24 de agosto, às 19h, no Auditório Elizabeth Lee do Centro Universitário IPA, em Porto Alegre.
Na oportunidade, também serão homenageadas as professoras Louise Reily, Rinalva Cassiano Silva e Zeni de Lima Soares. As educadoras metodistas foram indicadas pela Cátedra de Gênero Maria Luiza Schlottfeldt Fagundes, do IPA, para receber a homenagem. A diretora da Cátedra, professora Genilma Boehler, garante que a iniciativa dá visibilidade à ação de séculos desempenhada por mulheres nas instituições de educação da Igreja Metodista no Brasil.
Na opinião de Tania, receber a homenagem é motivo de muita emoção, “considerando que estudei desde o jardim de infância até o final do curso científico em escola metodista, onde iniciei a docência no magistério – Instituto Educacional de Passo Fundo – tendo trabalhado nessa instituição por 10 anos. O que aprendi a ser, o que sou, devo aos ensinamentos de meus pais, Gustavo e Mercedes, metodistas convictos, e do exercício para a liderança e para a cidadania, que recebi e exercitei nessa escola”.
Tania Rösing é doutora em Teoria Literária, professora há 41 anos e pesquisadora da Universidade de Passo Fundo (UPF). Sua experiência docente abrange o ensino fundamental, o ensino médio, além de ter sido supervisora pedagógica por vários anos no ensino básico. Leciona Língua Portuguesa e Literatura Brasileira há 36 anos na Universidade de Passo Fundo. Atua na Licenciatura de Letras e no Programa de Mestrado em Letras. Suas pesquisas estão centralizadas na linha “Leitura e formação do leitor”. Também atuou no Conselho Diretor do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, na gestão 2001-2002.
A cerimônia de entrega do título é gratuita e aberta ao público.