Com o início do Festerê Literário, no sábado, 04 de agosto, no Bourbon Shopping, Passo Fundo entrou em clima de Jornada Nacional de Literatura. Faltando cerca de 20 dias para o início da movimentação cultural, a cidade já começa a aplaudir as apresentações que encantam os expectadores. Foi assim no último final de semana. Na abertura do Festerê, o Coral da PUC surpreendeu quem estava na praça de alimentação do shopping com a música Gaúcho de Passo Fundo.
Depois foi a vez do acadêmico de psicologia da UPF, Gustavo Canabarro, que apresentou arranjos de compositores famosos, como Chico Buarque, além de trabalhos próprios. Com a regência do maestro Fernando Montini, o Coral Universitário da Universidade de Passo Fundo (UPF) cantou as músicas Maracatu e Gaudêncio Sete Luas. Depois foi a vez do Bando de Letras da UPF, que fez poesia, teatro e música. A última apresentação teve a participação da Bailar Centro de Danças, sob a coordenação da professora Raquel Ruppert, que demonstrou a dança do ventre.
Para a coordenadora da 12ª Jornada Nacional de Literatura, professora Tania Rösing, por meio do Festerê Literário a população é chamada para entrar no clima da Jornada. “Não queremos apenas o leitor do texto impresso, mas sim um leitor de diversas linguagens, como dança, música, teatro e poesia”, frisou a professora. De acordo com ela, não só quem está inscrito na Jornada poderá participar das atividades relacionadas com a festa literária. Atividades paralelas e gratuitas são oportunidades para a população interagir com a 12ª Jornada Nacional de Literatura. Segundo a professora, nos próximos dias iniciam as ações nos ônibus da Coleurb, a “Caminhada da Arte pela + Moron”, interação com os lojistas e clientes. “É a inclusão de todos na leitura da arte”, resumiu Tania.
A próxima ação do Festerê Literário será no sábado, dia 11, no Bourbon Shopping e no Bella Città Shopping Center. A programação completa está disponível no site www.jornadadeliteratura.upf.br. A 12ª Jornada Nacional de Literatura acontece de 27 a 31 de agosto, no Campus I da UPF.