Conhecer, interpretar e reinventar a obra do ilustrador Rui de Oliveira foi o desafio proposto pela professora do curso de Artes Plásticas da Universidade de Passo Fundo (UPF), Mariane Loch Sbeghen, aos alunos do primeiro semestre. O trabalho foi uma forma diferente de realizar a Pré-Jornada, em preparação a 12ª Jornada Nacional de Literatura, unindo desenho à literatura.
A professora Mariane explica que a obra de Rui de Oliveira (ilustrador homenageado na 12ª Jornada) foi apresentada aos alunos através de imagens. “Foi feito um resgate de capas desenhos, croquis e alguns pensamentos do artista, que foram trabalhados em sala de aula”, disse ela. A decisão de como o trabalho seria realizado foi tomada também em sala de aula, segundo a professora, depois de apresentada a obra foi necessário escolher a forma de atividades, pois era inviável que cada aluno relesse um trabalho do artista. “Nós olhamos o cartaz e pensamos em fazer uma releitura do Bufão (símbolo da Jornada), para que cada aluno o desenhasse como imaginasse. Por isso foram utilizadas várias linguagens”, completou a professora.
Ousadia
Conforme a professora, a realização da iniciativa foi uma ousadia porque os acadêmicos são todos do primeiro nível do curso e ainda estão iniciando a sua caminhada. Várias tentativas foram feitas e os cerca de 30 desenhos produzidos foram selecionados pela equipe da Pré-Jornada para serem representados no Labirinto de entrada do Centro de Literatura e Multimeios – Mundo da Leitura – da UPF.
As representações do Bufão estão dispostas entre fragmentos da obra de Rui de Oliveira retirados do livro Cartas Lunares. “Para que houvesse uma integração, através do professor Paulo Becker, foram selecionados alguns fragmentos da obra que estão misturados aos desenhos dos alunos no Labirinto do Mundo da Leitura”, observou a professora Mariane.
Segundo a professora, os alunos aceitaram prontamente a proposta. O acadêmico do curso de Artes Plásticas, Giancarlo Rizzi, considerou a atividade um desafio por ser outro o seu estilo. “Não trabalho com temas, prefiro desenhar o que sai no momento em que estou trabalhando. Foi uma surpresa muito grande ter a minha proposta escolhida. Primeiro porque eu não sabia que eles iam passar por uma seleção”, destacou o aluno.
Já Solange de Souza, também do primeiro semestre, comentou que foi muito prazeroso realizar a tarefa, que surgiu de forma inusitada, já que não esteve presente na aula em que a proposta foi apresentada. “O meu trabalho surgiu em uma madrugada, pois eu não estive presente na aula no dia da proposta”, lembrou ela. Cada aluno apresentou o seu desenho destacando características que julgavam serem importantes. “Eu pensei em salientar as características do Bufão, mostrar a sua alegria através das cores e unir isso à música”, acrescentou Solange.
As obras selecionadas estarão expostas no Labirinto de entrada do Mundo da Leitura até o final do ano.