Os livros dos autores que estarão na 12ª Jornada Nacional de Literatura já estão presentes no cotidiano de muitas pessoas através da Pré-Jornada e da Pré-Jornadinha, que movimentam escolas e comunidades com a leitura das obras e de atividades relacionadas aos textos. Para disseminar a leitura, equipes da Pré-Jornada rodaram os três estados do sul e São Paulo, perfazendo mais de 50 cidades. “Além dos municípios visitados, também atingimos outras localidades próximas”, comemora a coordenadora da Pré-Jornada, professora Dalva Bisognin.
Este é o segredo da Pré-Jornada: desenvolver práticas leitoras que resultem na exposição dos textos lidos, através de saraus, debates sobre autores, contação de histórias, murais informativos, varal de poesias, recitais, dramatizações, exposições, entre outras formas. “Com isso, o leitor tem a oportunidade de criar ações sobre o texto lido”, afirma Solange Lopes Brezolin, integrante da equipe da Pré-Jornada.
Para as crianças e adolescentes
Para a professora Eliana Teixeira, da equipe da Pré-Jornadinha, a criança que lê tem mais facilidade de conversar com outros grupos, aumenta a capacidade educativa e de cognição, entre outras vantagens. “Não existem motivos para as crianças deixarem de ler”, ressalta Eliana. “Nosso objetivo é que cada vez mais crianças adquiram o hábito da leitura e o passem adiante, até mesmo em suas casas”, frisa.
O aluno do 2º ano do ensino médio do Centro de Ensino Integrado UPF, Pedro Kaltbah Lemos, 16 anos, realiza atividades da Pré-Jornadinha na escola. Para ele, a leitura das obras propostas é uma forma de ampliar o leque de conhecimento. “Como leio mais livros sobre história e ciência, ter que ler romances se torna um estímulo para outras idéias”, afirma o jovem.
O debate no computador
O debate virtual tem agregado diversos leitores. Neste ano, a Pré-Jornada on-line tem um novo formato. Professores dos cursos de Letras, Artes Visuais e Jornalismo formularam tópicos sobre os livros para serem respondidos pelos leitores. Segundo a acadêmica do curso de Letras da UPF, Angela Maria Queiroz, ter como opção o fórum on-line para discutir os livros que serão alvo na Jornada é uma maneira de mais pessoas poderem participar do debate literário. “É ótimo poder opinar e ler o que os outros escreveram sobre o mesmo livro. Dessa forma, não temos só a nossa opinião e podemos conhecer outras”, frisa a acadêmica.
Uma das turmas de formandos do Ensino Médio Integrado da UPF aproveita a Pré-Jornada para reforçar a leitura para o vestibular. Para a aluna Ana Paula Ferraz, 18 anos, o debate pela internet é uma forma que facilita a expressão das idéias. “No computador a gente não fica com vergonha de falar o que pensamos sobre o livro, diferentemente de quando tem pessoas ao seu lado te olhando”, explica a estudante.
Para as crianças, o Centro de Referência de Literatura e Multimeios – Mundo da Leitura – disponibiliza os livros listados para a Pré-Jornada e Pré-Jornadinha. Além disso, os pequenos também podem participar do fórum on-line com suas opiniões.
Serviço:
O quê? 12ª Jornada Nacional de Literatura e 4ª Jornadinha Nacional de Literatura
Quando? De 27 a 31 de agosto
Onde? No Circo da Cultura, Campus I da UPF, em Passo Fundo
Mais informações? No site www.jornadadeliteratura.upf.br , pelos e-mails jornada@upf.br e jornadinha@upf.br e pelo telefone (54) 3316-8368.