Uma obra que aborda um tema polêmico: a influência da mídia na formação das crianças. Este foi o assunto do primeiro encontra da Pré-jornada em Língua Estrangeira, evento em preparação à 12ª Jornada Nacional de Literatura, que reuniu professores e alunos do Centro de Línguas da Fundação Universidade de Passo Fundo – UPF Idiomas. Eles participaram, no último sábado, 02 de junho, de debate sobre o livro “Brincando de matar monstros”, de Gerard Jones.
A professora Ms. Luciana L. Rosa, coordenadora da Área de Línguas Estrangeiras do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF, conduziu as discussões. De acordo com ela, esta pré-jornada, especificamente, visa preparar os leitores para o palco de debates sobre “Arte, mídia e hipermídia”, que acontece no dia 30 de agosto, na 12ª Jornada Nacional de Literatura. A programação daquele dia terá a participação do autor de “Brincando de matar monstros”, Gerard Jones, além de Inimá Simões, Luiz Rufatto, Mario Sabino e Nelson Pereira dos Santos.
Conforme Luciane, a obra “Brincando de matar monstros” traz uma discussão atual. “O autor coloca que é preciso parar com a histeria coletiva e o liberalismo irrestrito em relação a mídia”, destacou, enfatizando a necessidade de desprezar o que é ruim, verificar o que é positivo e ouvir mais as crianças e jovens em relação à programação da mídia. “É importante conhecer o que as crianças estão consumindo porque, muitas vezes, elas se vêem em certas ações e certos personagens que estão na mídia”, pontuou.
Próximas edições
A pré-jornada de línguas estrangeiras continua com outros dois encontros. O próximo será realizado no dia 23 de junho, com debate sobre o livro “As afinidades”, de Reinaldo Monteiro (Cuba). A coordenação será da professora Tania Keller. Já no dia 30 de junho, as discussões são sobre “O chamado de Sosu”, de Meshack Asare (Gana), coordenadas pela professora Rosane Zimmermann. Todos os encontros acontecem às 9h, no auditório da UPF Idiomas.
O evento é aberto ao público em geral. Professores e alunos de diferentes segmentos da comunidade acadêmica podem participar. Outras informação podem ser obtidas através do telefone (54) 3311.8510 ou pelo e-mail upfidiomas@upf.br.