Comitiva passo-fundense busca apoio à 12ª Jornada Nacional de Literatura
18/05/2007 - 17:19
Grupo esteve em Porto Alegre, onde participou de audiências na Secretaria Estadual da Cultura, Conselho Estadual de Cultura e Fomento Econômico e Social da Caixa RS
Foto: Cristiane Sossella
Entre os destaques da visita, a comitiva anunciou o prêmio surpresa do Concurso e esteve no Conselho Estadual de Cultura, solicitando agilidade na aprovação do projeto

Uma comitiva da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Prefeitura Municipal, instituições promotoras da 12ª Jornada Nacional de Literatura, foi à capital do Estado, na última quinta-feira, 17 de maio, em busca de apoio para a realização da movimentação literária. O grupo, formado pela vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Cléa Bernadete Silveira Netto Nunes; pela coordenadora das Jornadas Literárias, professora Tania Rösing; pelo vice-prefeito de Passo Fundo, Ardibal Corralo; pelo secretário Municipal de Cultura, César Augusto Oliveira dos Santos; pelo deputado estadual Luciano Azevedo (PPS); e pela coordenadora dos Museus, Maria Cesária de Britto Ramos, esteve na Secretaria Estadual da Cultura, Conselho Estadual de Cultura e, por último, no Fomento Econômico e Social da Caixa RS.

A primeira audiência do grupo foi com a secretária Estadual de Cultura, Mônica Leal, oportunidade em que a coordenadora das Jornadas Literárias, professora Dr. Tania Rösing, anunciou a premiação surpresa ao vencedor do 10º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães. Além dos R$ 5 mil e Troféu Vasco Prado, o(a) contista vencedor(a) realizará uma viagem de 10 dias a Santiago de Compostela, na Espanha, com passagem (saída de São Paulo) e hospedagem gratuitas. “O vencedor do concurso terá a oportunidade de ministrar workshops, realizar seminários sobre literatura brasileira contemporânea e participar de eventos naquela universidade européia”, afirmou. O regulamento e demais informações sobre o 10º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães está disponível no site www.jornadadeliteratura.upf.br.

De acordo com a secretária, a Jornada é um evento fundamental na promoção da cultura. “Reconhecemos a Jornada por ela também proporcionar a inclusão social e vamos apoiar a sua realização no que estiver ao nosso alcance”, afirmou Mônica.

O grupo de passo-fundenses, acompanhados igualmente pelo deputado estadual Márcio Biolchi (PMDB), também foi ao Conselho Estadual da Cultura solicitar agilidade na aprovação do projeto da 12ª Jornada Nacional de Literatura para que possa ser viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS). A Lei prevê a compensação de recursos destinados ao pagamento do ICMS por parte de empresas financiadoras de projetos culturais. Cabe ao Conselho definir os projetos considerados prioritários, aprovando-os segundo critérios de relevância e oportunidade, definidos previamente e publicados em resolução específica, de modo a possibilitar que sejam contempladas, eqüitativamente, todas as regiões do Estado.

O presidente do Conselho, Gilberto Herschdrfer, destacou que todos os projetos que chegam à entidade são relevantes para suas comunidades e tratados com a mesma atenção independente do valor orçamentário. “Esbarramos atualmente na questão financeira, pois ainda não foi aprovado o orçamento com o qual vamos trabalhar neste ano. De antemão adianto que os valores serão pequenos. Em abril tínhamos um passivo de R$ 3 milhões e para maio teremos mais projetos aprovados e recomendados. É uma bola de neve que se não for estancada, pode paralisar o sistema a qualquer momento por falta de verba”, enfatizou, recomendando que sejam buscadas fontes alternativas de recursos, já que o Conselho poderá recomendar, recomendar parcialmente ou não recomendar o projeto da Jornada, como qualquer outro.

Já no Fomento Econômico e Social da Caixa RS, a comitiva foi recepcionada pelo diretor de Desenvolvimento e Marketing, Edemar Tutikian, que destacou a importância do evento para a cultura do Estado. Ele se comprometeu em apoiar financeiramente a movimentação literária.

Viabilização da Jornada
Conforme a coordenadora das Jornadas Literárias, professora Tania Rösing, com a ajuda de lideranças, empresas e da comunidade será possível conseguir os recursos necessários para viabilizar o contato entre escritores, pensadores e público. “Há 26 anos lutamos para provar às pessoas e às instituições que as Jornadas Literárias têm resultados fantásticos na formação de leitores. Acredito plenamente que nós conseguiremos as formas de viabilizar a movimentação e as autoridades serão sensíveis no momento correto, porque o que diria um governante ou um dirigente se fosse o responsável pela eliminação de 26 anos de um trabalho que une uma equipe formando leitores e com o reconhecimento que tem a Jornada?”, questionou ela.

Na opinião do deputado Luciano Azevedo, a intenção é utilizar o mandato na Assembléia Legislativa para intermediar contatos e prestigiar ações como a Jornada, que é motivo de orgulho para todos e que faz com que Passo Fundo seja a Capital Nacional de Literatura. “Esses contatos que ajudamos a fazer são no sentido de oferecer à Jornada condições para que ela se desenvolva com o mesmo brilho que tem tido em outras edições”, observou.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Cléa Bernadéte Silveira Netto Nunes, afirmou que a Jornada só se efetiva com a parceria de toda a sociedade. “É fundamental que haja sensibilidade dos poderes públicos e das empresas para que a Jornada possa alcançar a sua meta que é divulgar a literatura, a cultura e a arte para todas as camadas da população”, declarou, justificando a importância das Jornadas pelos seus resultados na formação de leitores.

Participaram também das audiências, o vice-prefeito de Passo Fundo, Ardibal Corralo, e o secretário Municipal de Cultura, César Augusto Azevedo dos Santos. Corralo ressaltou a alegria em realizar mais uma Jornada Nacional de Literatura. “A Jornada ajuda a harmonizar a cultura de Passo Fundo, do Rio Grande e do Brasil. Nós temos um orgulho muito grande de sermos a Capital Nacional de Literatura”, finalizou Corralo.

Jornada
A 12ª Jornada Nacional de Literatura acontece entre os dias 27 e 31 de agosto, no Circo da Cultura, em Passo Fundo. Neste ano, o tema de debates será “Leitura da Arte & Arte da Leitura”. Informações podem ser obtidas através do site www.jornadadeliteratura.upf.br.