Lançadas Pré-Jornada e Pré-Jornadinha de Literatura para professores municipais
19/04/2007 - 17:02
Foto: Cristiane Sossella
Equipe das Pré-Jornadas apresentou programação aos participantes

A equipe das Pré-Jornadas de Literatura de Passo Fundo já está visitando escolas e instituições para iniciar a movimentação dos grupos que farão a leitura antecipada das obras dos autores que participarão da 12ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece em Passo Fundo, de 27 a 31 de agosto. De abril a julho, serão visitadas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Na quinta-feira, 19, foi a vez dos professores das 35 escolas da rede municipal de ensino de Passo Fundo conhecerem a programação, os autores e livros indicados para a realização de trabalhos em suas escolas e
comunidades.

A Pré-Jornada de Literatura, momento que antecede a grande movimentação cultural da Jornada, é constituída de dois encontros: do leitor com a obra, oportunidade em que estes realizam a leitura individual, e do leitor individual com outros leitores, socializando suas práticas leitoras e abrindo canais de comunicação para que todas as formas de cultura sejam contempladas pelas trocas de experiências e valores.

A coordenadora da equipe das Pré-Jornadas, professora Dalva Bisognin, apresentou as novidades deste ano, destacando as duas formas de participação, que são o Debate Virtual e as Práticas Leitoras. Na primeira modalidade, cada participante poderá compartilhar suas
experiências de leitura em um fórum, que será mediado por professores do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo e pode ser acessado através do site www.jornadadeliteratura.upf.br.Na segunda opção, devem ser formados grupos de até 10 integrantes, escolhidas três obras e realizadas as discussões em diferentes segmentos, sejam escolas, bibliotecas, clubes recreativos, salões e demais espaços oferecidos pela comunidade.

Participação subsidiada A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Elisa Klajn, lembrou que a Prefeitura vai subsidiar em 50% a inscrição de professores e alunos na Jornada. Em 2005 participaram 550 professores e cerca de 1200 alunos.

A professora das Escolas Cardeal Arco Verde e Daniel Dipp, Magali Lussani, participa sempre das Pré-Jornadas. “É um momento de ler e fazer discussões sobre os livros”, afirmou. Conforme ela, cada vez mais percebe-se a necessidade de estimular a leitura entre os estudantes, e a Jornada e sua movimentação contribuem significativamente para isso.

Pré-Jornadinha Durante o encontro, a coordenadora da 4ª jornadinha Nacional de Literatura, professora Eliana Teixeira, apresentou a programação que terá “contação” de histórias, shows musicais, conversas com escritores e apresentação de peças teatrais. Entre os escritores que estarão presentes, Marina Colasanti, Rubem Alves, Ziraldo, Lia Zatz, Letícia Wierzchowski, Domingos Pellegrini e Luciana Savaget. “Temos por objetivo a formação de leitores, que acontece no processo de Pré-Jornada”, enfatizou. Participaram também do lançamento da Pré-Jornada as professoras Liana Branca e Solange Brezolin. Nesta sexta-feira, 20 de abril, o lançamento acontece para professores da rede estadual e particular, na Escola Protásio Alves.

Programação Jornada A 12ª Jornada Nacional de Literatura e 4ª Jornadinha Nacional de Literatura de Passo Fundo debatem neste ano o tema “Leitura da Arte & Arte da Leitura”. Informações sobre a programação e inscrições podem ser obtidas através do site www.jornadadeliteratura.upf.br ou do e-mail jornada@upf.br.