Empresários, representantes de entidades, de instituições, da imprensa e convidados conheceram na segunda-feira, 9 de abril, a programação da 12ª Jornada Nacional de Literatura, da 4ª Jornadinha Nacional de Literatura e do projeto UPF Múndi. A tradicional reunião-almoço da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) abriu espaço para a Fundação Universidade de Passo Fundo e Reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF) apresentarem as iniciativas.
Inicialmente, a coordenadora das Jornadas Literárias, Tania Rösing, lembrou os 26 anos de trabalho na formação de leitores em múltiplas linguagens. A professora agradeceu a oportunidade concedida pela entidade passo-fundense e apresentou a programação da 12ª edição da movimentação cultural, que acontece de 27 a 31 de agosto e vai debater o tema “Leitura da Arte & Arte da Leitura.“Neste ano teremos grandes inovações, mas o mais importante é a metodologia que tem sido utilizada, que é a leitura antecipada das obras dos autores que virão, tanto pelos leitores adultos quanto pelas crianças. Isso é que dá consistência ao processo e por isso estamos sendo copiados”, afirmou, lembrando do compromisso em qualificar cada vez mais a Jornada, que rendeu a Passo Fundo o título de Capital Nacional de Literatura.
A programação contempla a 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, dedicada a estudantes do ensino fundamental e médio; o 6° Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural; o 2º Encontro da Academia Brasileira de Letras – Revisitando os Clássicos II, com a participação de oito escritores; e o Encontro Estadual de Escritores, que vai debater a criação literária gaúcha. Além disso, integram a programação vários cursos, exposições, espetáculos teatrais, musicais, mostra fotográfica e de filmes. O ilustrador de livros infanto-juvenis, Rui de Oliveira, criador da arte que identifica a 12ª Jornada, recebe homenagem especial por seus 30 anos de ilustração. A programação completa e outras informações podem ser obtidas através do site www.jornadadeliteratura.upf.br.
UPF Múndi Após a apresentação da Jornada, o presidente da FUPF, Antônio Carlos de Lima, e diretor da empresa M. Storti Business Consulting Group, Maurênio Storti, apresentaram o projeto UPF Múndi. Conforme Lima, a instituição quer contar com o apoio da comunidade para que haja um movimento sinérgico em prol do desenvolvimento sustentável de Passo Fundo. “Queremos agregar todas as entidades, serviços, que possam fazer com que a nossa cidade não dependa somente do agronegócio, mas que viva e agregue os pólos de saúde, educacional, de cultura”, afirmou.
O projeto UPF Múndi é composto por um centro de convivência, primeira etapa do plano, sendo um local que reunirá restaurantes, cafeterias, farmácias, lojas de presentes e livraria. O parque temático apresentará em abóbodas metálicas as “Maravilhas do Mundo” em terceira dimensão, mostrando aos visitantes diversas culturas de diferentes países. A iniciativa também contará com um business center, ou seja, uma série de prédios para a locação comercial, além de hotéis, um centro de convenções e feiras, um parque tecnológico, que incluirá incubadoras para micro-empresas, e uma área de serviços.
Reunião-almoço
O presidente da CDL, Sandro Mateus Pittol, destacou a satisfação em receber a UPF para a apresentação dos projetos. Participaram ainda da reunião-almoço o reitor da UPF, Rui Getúlio Soares; a vice-reitora de Graduação, Eliane Lúcia Colussi; a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Cléa Bernadéte Silveira Netto Nunes; o vice-reitor Administrativo, Nelson Germano Beck; o diretor de Desenvolvimento Empresarial da CDL, Valter Ceolin; o deputado federal Diógenes Basegio; o prefeito Municipal, Airton Lângaro Dipp; o presidente da Câmara de Vereadores, Luis Miguel Scheis, além de professores e colaboradores da UPF.