AfroReggae

O que se ouve no trabalho da Banda AfroReggae é uma revolta sonora: o regime de sons que foi sufocado pelos tiros volta a ser ouvido. São muitos sons diferentes competindo pela audição dos ouvintes. Não se trata de uma cacofonia, mas de uma postura estética intimamente ligada a uma experiência de vida favelada, resistente ao predomínio do terror ou aos procedimentos autoritários de urbanistas-donos-da-verdade.

O artista plástico Hélio Oiticica já elogiou o caráter “desmembrado”, “quebrado”, “espontâneo”, “improvisado” (e - mesmo assim – “orgânico”) da arquitetura da favela. O poeta Waly Salomão já escreveu sobre a “variedade de elementos”, a “ambigüidade de tratamento”, o “ziguezague entre a escuridão e a claridade” que caracterizam o “labirinto das quebradas dos morros cariocas”. Todos esses elementos visuais têm sua contrapartida sonora.

A Banda AfroReggae transporta essa estratégia sonora das favelas cariocas para o palco e o CD. Sua música é uma colagem de diferenças estilísticas que busca a organicidade de um penetrável de Hélio Oiticica. Poucas canções têm um só ritmo. O multi-estilo afroreggae é produto do encontro de algumas das manifestações mais vitais surgidas na música brasileira em tempos recentes: mangue beat; rap paulistano; samba-reggae baiano; funk carioca. Aqui e ali, ecos de ragga jamaicano traduzido pelo Rappa, do hip-hop-hardcore transformado pelo Planet Hemp, de batidas de xaxado e techno ou de toques de capoeira e candomblé. É Música-Barraco: construída com uma variedade estonteante de elementos, mas elementos que se juntam seguindo um método, um plano e transformam-se em lares (sonoros ou não), e o conjunto de lares forma uma comunidade.

Com o lançamento do novo álbum em 2006, a banda comemora também 11 anos de carreira. A banda AfroReggae é formada pelos integrantes Ando (voz); LG (voz); Dinho (voz); Altair Martins (percussão); Dada (percussão); Wallace (percussão); Juninho (percussão); Jairo Cliff (baixo); Joel Dias (guitarra); Magic Julio (Dj); Cosme (bateria); Maílson (teclado) e Mariana Rangel (backing vocal).